domingo, 6 de julho de 2014

Jesus Cristo Superstar, uma visão real da história

Desde que eu li "As Vantagens de Ser Invisível" eu tive uma vontade imensa de assistir a peça, "Jesus Cristo Superstar" por gostar do estilo de música, seriados e peças dos anos 70, quando fiquei sabendo que a peça estaria em cartaz do dia 14 de março até 1 de junho, fiquei muito feliz, pois teria a oportunidade de ver.
Eu me surpreendi a cada entrada, cada música. O espetáculo (realmente é um espetáculo) conta a trajetória de Jesus em sua última semana de vida, e é perceptível a ironia em várias cenas da peça, a primeira e que logo pode ser percebida é que cada discípulo de Jesus, tem uma mulher interagindo, e Jesus tem Maria Madalena que sempre o acalma com canções, nas horas em que Jesus se demonstra fraco e impotente para resolver problemas, como a cura de milagres, o medo da morte e até mesmo o porque ele estava morrendo, durante toda a peça o espectador percebe que Jesus não queria morrer, estava fazendo uma coisa contra a sua vontade, e é nítida a relação amorosa que Maria tem com ele.
Acho que os criadores Andrew Lloyd Webber e Tim Rice queriam retratar Jesus como um mero mortal, mostrar ele diferente da Bíblia, dizer que Jesus se entregava as paixões mortais, tinha fraquezas e como todo ser humano tinha medo da morte e não queria morrer.

Outro fato do espetáculo é que todas as musicas contam com uma orquestra ao vivo, que torna tudo mais vivo, emocionante e real, na minha opinião todas as músicas são ótimas e merecem ser ouvidas (em 1971, o álbum da peça ficou entre os 10 melhores da Billboard) Igor que interpreta Jesus, se encaixou perfeitamente no papel, tanto pela voz, que se adaptou perfeitamente a ópera rock, o carisma de Jesus, e os momentos difíceis em que mostrava sua ira. Negra Li, foi perfeita no papel porque tira logo de inicio aquela ideia que nós temos de prostituta e pecadora, a personagem em todo momento se mostra apaixonada por Jesus e simpática, com uma voz incrível é claro.
Já Judas, coadjuvante de toda a história, se mostra contrário a adoração das pessoas por Jesus, ele não vê sentido as pessoas adorarem um ser humano, ele crítica Jesus a cada cena, ao falar do drama que Jesus fazia com tudo.
Mas quando ele vai se matar todo esse ódio é explicado, Judas tinha uma paixão por Jesus, as melhores musicas acho que ficaram por conta de Judas, foi onde o ópera rock foi mais explorado.
Todos esses acontecimentos e fatos dispostos na peça, são teorias não comprovadas da verdadeira história de Jesus, e que não são possíveis de encontrar na Bíblia.
Em um geral, a peça é maravilhosa, completamente incrível e eu recomendo muito, os cenários, os figurinos, toda a produção e os efeitos especiais lembram musicais da Broadway famosos. 


- Por Gabriel Macedo, visite a página Links para conhecer minhas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre seu intelectulismo e faça um comentário: