segunda-feira, 1 de julho de 2013

Relação entre Revenge e "O Conde de Monte Cristo"

Há algumas semanas atrás eu me interessei pela série Revenge, e como sempre, fui dar uma pesquisada básica nos atores, diretores e roteiristas. Só que uma informação que encontrei me surpreendeu muito, descobri que a série é baseada no aclamado romance de Alexandre Dumas: "O Conde de Monte Cristo" e resolvi fazer uma comparação/crítica aos dois trabalhos maravilhosos segue abaixo:

Revenge é uma série norte-americana lançada em setembro de 2011 e conta com atores e atrizes aclamados pela imprensa um deles é o Gabriel Mann:
que esse ano esteve na premiação da Billboard e apresentou durante 30 segundos a entrada de um artista. E temos também Emily Vancap que atua impecavelmente e passa a impressão de mulher forte e vingativa.

Pra quem não sabe Emily interpreta Amanda/Emily na série e tem como objetivo se vingar de todos que acusaram seu pai de um atentado terrorista. Mas você deve estar se perguntando o que Revenge tem haver com "O Conde de Monte Cristo" ? Tudo!

Eu li o livro porque me apaixonei pela série e pude perceber logo de cara que Mike Kelley (produtor e roteirista) retirou do livro apenas a ideia central da vingança, porque não é possível ligar os personagens do livro com os da série. Por exemplo o personagem principal da obra de Dumas é Edmundo Dantes, marinheiro que é traido pelos seus amigos e preso com a ajuda de sua noiva, no seu próprio noivado, por um crime que não cometeu, ele vai para a cadeia e passa por diversas pessoas até chegar lá, todas elas ganham vantagem com a prisão dele (um dos acontecimentos que se pode comparar com Revenge).
Edmundo conhece um um homem que apoiava as ideias de Napoleão (por isso estava preso) extremamente inteligente que sabia da existência de um tesouro na ilha de Monte Cristo, o homem morre e Edmundo consegue fugir entrando dentro do saco onde o morto estava sendo transportado, e é dado como morto já que é jogado de um penhasco, o que ninguem sabe é que Edmundo sobrevive acha o tesouro na ilha e muda de nome. Logo depois ele começa sua vingança um por um.

 Em revenge a essencia do livro está empreguinada e não a história em si parecida ou copiada, tenho certeza que Mike Kelley teve muita imaginação e trabalho ao criar a série, mas também com uma inspiração de um gênio da literatura francesa ficou um pouco mais fácil não é?

Alexandre Dumas é autor da também obra prima: "Os Três Mosqueteiros" e retrata em seus livros a história da França na época, os cenários do livro são detalhados, tão bem detalhados que eu sentia o cheiro de água salgada nos piers que Edmundo passava (outra ligação com a série é que se passa no litoral) recomendo a assistirem a série e lerem o livro vocês irão se impressionar com a ligação de todos os personagens e irão admitir que apenas um hiper autor como Dumas para criar um enredo como esse.

Gostou do Post? Comente a baixo e deixe sua opinião ou se inscreva no Blog, torne-se um Intelectual Adolescente também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mostre seu intelectulismo e faça um comentário: