quarta-feira, 3 de julho de 2013

Renato Russo, vida triste e a paixão que o matou.

Renato Manfredini Jr. - nasceu em 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, onde seu pai Renato Manfredini vivia e trabalhava como funcionário no Banco do Brasil, cresceu em Brasília e morou durante 3 anos no EUA. Viveu uma vida na classe média alta e era descendente de italianos, sempre foi um jovem culto e leitor nato, apaixonado por romances ingleses e bandas de rock principalmente britânicas como: Beatles e Sex Pistols.
Aos 12 confessa sofrer de paixão por seu primo que como ele próprio dizia: "Ele era atlético e eu o estudioso, ele era o Davi de Michelangelo" Foi pouco mais tarde que teve segundo ele o único amor sério na vida, apesar de ser homosexual Renato declara: "Eu tive relações sexuais com mulheres, tenho um filho e ao contrário de alguns consigo me exitar".
Foi quando um integrante de uma banda que Renato amava morreu que ele tomou o primeiro porre de sua vida e dai em diante não parou, álcool, maconha, heroína, cocaína foram drogas usadas por Renato durante sua vida, forte reflexo da personalidade sensível e e enviesada, forte e complexa.
Segundo Renato, sabia que era homosexual na infância, e da um depoimento bem complexo sobre sua sexualidade em algumas entrevistas.
Amava e apreciava mulheres sem nenhum pensamento sexual e era até mesmo apaixonado por sua prima, motivo qual foi tema da música "Faroeste Cabloco" e que segundo Flávio Lemos, bateirista do Capital Inicial, tinha cíumes e após uma viagem em que a prima de Renato e Flávio tiveram relações sexuais, foi que Renato escreveu a letra e entregou a Flávio indicando que Jeremias era o bateirista e Renato - João de Santo Cristo; você pode acompanhar a entrevista aqui: 


Ninguém sabe ao certo a verdadeira história da música, tanto que em uma outra entrevista Renato deixa bem vago a origem de sua inspiração, ele diz "A música foi indo, as rimas foram vindo em minha cabeça e fui escrevendo, tanto que a música tem erros gritantes como um boiadeiro em Salvador e a história da passagem e da filha do boiadeiro"
A música apesar de conter erros, é complexa e apresenta características planejadas; a canção retrata também Jesus como João de Santos Cristo, Maria Lucia (Maria Madalena), Jeremias (Judas). A alusão a profissão de Santo Cristo também confirma o personagem como uma representação de Jesus (carpinteiro) e que veio a Brasilia (Jesus veio para a terra salvar o mundo) e "E João não conseguiu o que queria quando veio pra Brasília com o Diabo ter, ele queria era falar com o presidente pra ajudar toda essa gente que só faz sofrer" Percebe-se que ele crítica a obra de Jesus na terra comparando assim Jesus com Jeremias que tanto um como o outro não conseguiram mudar a situação: corrupção, pecado a luta por condições melhores de emprego e sálario e melhor condição de vida no caso de Santo Cristo; a crítica a sociedade e as condições vividas no Brasil, sempre estiveram presentes desde Aborto Elétrico, como letras extremamente críticas como Fátima 

"De não conseguir dinheiro pra comprar sem se vender
E vocês armam seus esquemas ilusórios
Continuam só fingindo que o mundo ninguém fez
Mas acontece que tudo tem começo
Se começa um dia acaba, eu tenho pena de vocês"

Afirmava além disso que João só era santo porque a sociedade o denominou assim. Como Jesus, João de Santo Cristo morre como Herói e consegue se sobrepor sobre o mal matando Jeremias como diz a música: "E o povo declarava que João de Santo Cristo era santo porque sabia morrer e alta burguesia da cidade não acreditou na história que eles viram na TV"  
Renato Russo crítica de maneira descarada a imagem de Jesus mas porque?
Para quem não sabe Renato era agnostico (apesar de ser educado com uma doutrina cristã), buscou auxilio espiritual no Budismo (que tem bases filosóficas e não teístas). 
Em diversas letras encontramos uma revolta de Renato com a religião católica.
E porque Renato afirmava em suas entrevistas que era Católico desde sempre?
Publicidade, apesar de ser o último exemplo de pessoa por causa do uso das drogas e a vida conturbada, duvida existência de Deus é pra sociedade (principalmente para aquele tipo de sociedade) um absurdo trágico para sua carreira, assim como ele mentiu em uma entrevisa (e até mesmo para a mãe) em que um repórter perguntou se ele estava com AIDS "Não estou com AIDS, que pergunta idiota" ele também mentia sobre sua "religião". Era revoltado com os amores, as pessoas, a politica, com o mundo, e deixava bem claro em suas canções "Pra que esse nosso egoísmo, não destrua nosso coração" "Será que é tudo isso em vão, será que nada vai acontecer?" 
Em novembro de 1989 Renato Russo assina seu contrato com a morte.
Estava em Nova Iorque quando conheceu Robert Scott Hickmon, este era gay, catador de lixo e viciado em heroína filho de pai alcólatra e violento e mãe viciada em drogas, Renato Afirma: "Ele era lindo, branco, alto e loiro, vi nele a beleza que me encantava igualmente com meu primo aos 12 anos, ele era meu novo Davi de Michelangelo" Renato trouxe Robert para o Rio de Janeiro e levou consigo a Heroína. Usou durante um mês como afirma em uma entrevista pouco antes de morrer: "Era poético trazer ele para o Brasil, um morador de rua atraente e que trazia uma droga que não existia ainda no Rio"
Robert se relacionou com outras mulheres e contava isso a Renato que diz sobre o assunto na mesma entrevista: "Eu achava tudo bem porque tinhamos liberdade corporal e Robert dizia que se sentia mais homem transando com mulheres"
Renato e Robert eram profundamente tristes. Ver uma pai batendo em sua mãe o influenciou a usar a heroina, em 1990 brigava com Renato por não ter emprego e ser sustentado por ele.
Renato descreve seu apreço por homens de maneira bem vulgar: "Gosto de homens porque eles não mentem em uma relação sexual é fisicamente visível ou estão exitados ou não estão, gosto de bunda peluda, o corpo de um homem é o prazer representado, com uma mulher me sinto dominado me sinto inferior e nunca vou conseguir satisfazer uma por completo".
Renato tinha relações com Robert mesmo sabendo que seu namorado anterior estava em estado terminal por causa da AIDS.
Durante sua internação numa clinica, de livre e espontânea vontade, logo após o abandono de Scott recebe o exame encomendado: HIV positivo. A amiga Leonice de Araújo Coimbra, conta que o recebeu em seu apartamento com o resultado de um exame, ele disse: "Sou HIV positivo".
Robert foi embora e nunca mais se ouviu falar dele, Renato fez um CD em sua homenagem "A Tempestade" Ausente o encanto antes cultivado
"Percebo o mecanismo indiferente
Que teima em resgatar sem confiança
A essência do delito então sagrado

Meu coração não quer deixar
Meu corpo descansar
E teu desejo inverso é velho amigo
JÁ que o tenho sempre a meu lado"
                                   - O Livro dos dias, A Tempestade
 No ínicio de sua doença estava otimista mas logo depois se tornou ainda mais depressivo, pelo abandono que sofreu do amor de sua vida, parou de tomar seus remédios e em 11 de outubro de 1996 falece Renato Manfredini Júnior, gênio, que mudou parte da história do Brasil que produziu uma obra rica e detalhada de sua própria vida, suas letras eram a representação bem descrita dele mesmo: triste e deprimido, revoltado e gênial; apesar de ser uma pessoa íncrível, não se achava assim.
Renato Russo é o Herói de Faroeste cabloco; é João de Santo Cristo que dizia para todos os senadores, para o presidente e pra todos que quisessem ou não ouvir, dizia o que pensava, dizia o que era sem medo da verdade, infelizmente nos deixou tão cedo.
O trabalho de Renato é ótimo mas sua vida é ainda mais interessante que sua obra, vida complexa, triste desde que nasceu apesar de ter tudo e ser um homem invejável.




Renato disse em uma entrevista o que  resume toda a sua vida:


"Sou Anarquista e individualista. Tenho uma visão poética, mas não me considero poeta. Procuro o belo"


- Por Gabriel Macedo


48 comentários:

  1. Almir.>>Cara adorei seu post, muito profundo,perfect

    ResponderExcluir
  2. como é a vida, um cara tão itenso e tão apaixonado! esse namorado dele foi sacana com ele, e o Renato tolo e apaixonado transou com o cara mesmo sabendo do risco que corria, sei lá só sei que como ele não temos mais e dificilmente existirá alguém tão inteligente e talentoso.

    ResponderExcluir
  3. Alem de homosexual(nada contra homosexuais acho que todos tem direito a fazer o que bem quiserem) era individualista e tolo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tao tolo egoista e preconceituoso quanto sua opiniao.

      Excluir
    2. Comentário Mais ignorante possivel

      Excluir
  4. Legião Urbana é banda de TEEN igualmente ao Restart, o problema é que a maioria de seus fãs são prepotentes e não aceitam que a banda é fraca e vivia de plágios. Aproveitavam que na época era muito difícil para a grande maioria da população tomar conhecimento de bandas que não tinham repercussão no Brasil. Renato, como era de família de boa condição financeira, tinha como ter acesso ao conhecimento, principalmente ao musical. Copiaram a nova tendência musical adolescente da Inglaterra, o post-punk, tentando imitar o Morrisey e plagiar muitas bandas do mesmo gênero.

    Não acho Legião Urbana uma banda ruim, porém os fãs teriam que ter uma maior mentalidade e assumir que a banda não "criava" algo do nada, como se Renato Russo fosse um gênio fazendo a banda não se encaixar em nenhum estilo musical da época. Legião Urbana tem a mesma qualidade musical que a Fresno, e isso não é demérito, porém os fãs se comportam como a elite intelectual, só por apenas gostar da banda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Santa ignorância! Não tem como comparar Legião Urbana com Restart e Fresno. Vai estudar mais sobre a época: política, cultura, todas as transformações que o Brasil e mundo estavam sofrendo...antes de sair por aí falando besteiras, quem sabe assim você entende alguns versos das letras do cara e diminui sua limitação intelectual!
      É muita Coca-Cola pra pouco neurônio!!!

      Excluir
    2. Cara,realmente renato deixou bem claro q o fato de ele largar o punk era joy division e outras bandas post punk, mas suas letras vinham desde criança, foi campeão de um concurso de redação aos 9 anos,Renato era sim um gênio,n adianta negar amigo

      Excluir
    3. Perdeu a oportunidade de não fazer esse comentário... Renato era incrivelmente único !!!

      Excluir
    4. Perdeu a oportunidade de não fazer esse comentário... Renato era incrivelmente único !!!

      Excluir
    5. O amigo acima tem toda a razão. Eu fui adolescente no Brasil, e tambem pensava que Legiao Urbana fosse algo fora do comum, sem equivalente na cena artistica. Em 1989, aos 16 anos, mudei para os
      Estados Unidos e rapidamente comecei a observar os obvios plagios citados acima. P Renato Russo simplesmente achou uma maravilhosa oportunidade financeira na inportação ao Brasil dos estilos até então ineditos por aquelas bandas, e mandou brasa. Lembremos que na época não existia internet, e pouquissimos brasileiros tinham condições de viajar para o exterior.
      Agora, eu conheço a familia, e a verdade e que um dia se revelou como viado, e largou os filhos pequenininhos jogados por ai passando necessidade, andava correndo atras de machos e sustentando homems, torrando milhoes de dolares em clubs e surubas gays aqui nos Estados Unidos!!! Isso impune o seu carater e ate hoje da vergonha e constrangimento para sua familia.
      Resumo: Renato Russo Nota 0.

      Excluir
    6. Que comentário idiota enh!!! Afff

      Excluir
    7. O de cima ai e esse cara anomimo com um texto enorme aqui logo em cima perderam a chance de ficarem quietos!!!!

      Excluir
    8. Comparar Legião Urbana a Restart, se esse cara souber escrever seu próprio nome completo já se pode chamá-lo de gênio.

      Excluir
    9. Primeiro Renato não teve filhos e sim 1 filho e quando soube de sua existência voltou ao Brasil e cuidou dele com a Ajuda dos pais.e ninguém aqui está discutindo a vida sexual dele ou se ele usou drogas e se perdeu por momentos na vida .... e sim qie suas músicas são lindas ele era um poeta um homem inteligente e estará sempre em nossas memórias...

      Excluir
    10. O que fez da legião uma super banda não foi a complexidade do som, mas sim o encaixe perfeito do instrumental, voz e as letras do Renato. Não me incomodo quando alguém faz comentários ignorando a genialidade do Renato, afinal, é preciso ter um mínimo de sensibilidade pra entender as músicas dele, e isso não é um privilégio de todos. Pode ter sido tolo, louco... Enfim, mas foi o maior gênio da nossa música.

      Excluir
    11. Como consegue ser tão babaca em um comentário tao grande ? Isso é uma proeza

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. A música MONTE CASTELO é praticamente o 1 capítulo inteiro da Bíblia(1corintios 13)
    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos
    Sem amor eu nada seria

    É só o amor! É só o amor
    Que conhece o que é verdade
    O amor é bom, não quer o mal
    Não sente inveja ou se envaidece

    O amor é o fogo que arde sem se ver
    É ferida que dói e não se sente
    É um contentamento descontente
    É dor que desatina sem doer

    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos
    Sem amor eu nada seria

    É um não querer mais que bem querer
    É solitário andar por entre a gente
    É um não contentar-se de contente
    É cuidar que se ganha em se perder

    É um estar-se preso por vontade
    É servir a quem vence, o vencedor
    É um ter com quem nos mata a lealdade
    Tão contrário a si é o mesmo amor

    Estou acordado e todos dormem
    Todos dormem, todos dormem
    Agora vejo em parte
    Mas então veremos face a face

    É só o amor! É só o amor
    Que conhece o que é verdade

    Ainda que eu falasse
    A língua dos homens
    E falasse a língua dos anjos
    Sem amor eu nada seria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podes estudar um fator chamado Intertextualidade, e saberás o porquê da utilização da passagem bíblica e ainda dos versos de Camões na música.

      Excluir
    2. Se você der uma olhada na letra escrita original vai moral que o Renato anota ao canto da letra uma observação sobra a utilização do soneto de Camões e da passagem de contintios.

      Excluir
  7. Com todo respeito às diversas opiniões. As coisas são como devem ser, a vida é feita de escolhas, Renato Russo, é meu ídolo e não importa a vida que ele teve, os caminhos as escolhas dele, oque realmente importa para mim é a lição de vida que ele deixa e essa representação gritante do mundo atual, a cultura atual em que vivemos, essa cultura, machista, feminista, capitalista, egoísta em que o EGO vem antes de qualquer coisa, que o amor vai em ultimo caso, o interesse e a instabilidade "grita mais alto".
    Ele era um poeta, que não se considerava um poeta, ele era um expositor do mundo atual, ele expunha a realidade de varias formas de várias interpretações, talvez até contraria a que ele pensasse, mas objetiva a estimular a reflexão, a posição, a situação, ou seja, a se colocar no lugar do ouro antes de qualquer coisa, eu sou grato a ele por contribuir na formação do meu caráter. Em respeito toda a diversidade de opinião, Visando a Harmonia Social. Leandro Machado

    ResponderExcluir
  8. Perdoem-me pelos erros escrúpulos do texto acima, porém não consegui agir sem inquietude quando percebi uma representação diferente do conforme (minha opinião).
    Atenciosamente agradeço (Leandro Machado)

    ResponderExcluir
  9. renato era e é ate hj o melhor dos cantores!!!!

    ResponderExcluir
  10. Com todo respeito, eu como fã de Aborto Elétrico, Legião Urbana e Renato Russo, eu queri saber quais são as fontes de todas essas frases, que você disse ser algumas das entrevistas de Renato, Estudo sobre Renato Russo a muito tempo e gosto muito do trabalho dele, e nunca achei essas frases em entrevistas. E espero ansiosamente sua resposta,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pesquisa muito profunda e intensa para achar, mas em maioria são trechos de entrevistas em revistas.

      Excluir
  11. EXCELENTE texto! E olha que sou fã da Legião e do Renato Russo há muitos anos. Fã de pesquisar, ler, etc...

    ResponderExcluir
  12. Que triste! Parecia ser tão genial,mas Renato Russo não tinha amor próprio :-(

    ResponderExcluir
  13. Ainda bem que tão bom quanto ele hoje temos o cantor, compositor Jay Vaquer, tão desprezado pela mídia, mas tão bom quanto Renato Russo e Cazuza.

    ResponderExcluir
  14. Desculpe mas o Renato não era ateu (não que isso tenha nada de mais) , tanto não era ateu que quando morreu tinha um terço de ns Aperica com ele, e quem o conheceu sabe disso e outra coisa o Scott foi o grande amor dele mas ele teve outro namorado entre 1993 e 1995 que ele gostou para caramba, mas o cara também terminou com ele, e aí foi que ele começou a entrar numa depressão brava, tenho entrevistas da época em que ele mesmo fala sobre o assunto, o Renato se apaixonava facilmente porque era carente e tudo que ele queria era ter alguem que o amasse e o protegesse

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito do post. E embora ele não se considerasse poeta, compôs as poesias que mais marcaram a minha adolescência, minha vida. Você é muito talentoso e sensível escrevendo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. tem que ter uma meia duzia de idiota pra falar merda do renato e do legiao .....sim quem e vc babaca de merda

    ResponderExcluir
  17. tem que ter uma meia duzia de idiota pra falar merda do renato e do legiao .....sim quem e vc babaca de merda

    ResponderExcluir
  18. Quanta prepotência e arrogância de muitos fãs, endeusaram um homem que tinha uma inteligência acima da média e mas admitam que ele foi vencedor na vida profissional e um perdedor na vida pessoal .enquanto seus fãs de se divertiam com suas musicas ele vivia um maior inferno astral em sua vida . tristeza , solidão, e um grande vazio de alma. seu maior erro foi recusar uma busca e ajuda com Deus. e achar que sua inteligência poderia lhe salvar de suas frustações e infelicidades. faço uma análise do livro Só por Hoje e para Sempre Renato. depoimentos de uma degradação de um ser humano que não sabia se amar e dar amor e ter fé em Deus!

    ResponderExcluir
  19. Queria saber pq que esse robert nao avisou para o Renato que era portador desse virus? Graças a ele o Renato morreu,,parece até q esse homem quis q ele morresse. Renato Russo ♡♥† meu rei

    ResponderExcluir
  20. Ninguém vive para sempre, só os poetas na extensão de sua obras. obrigado pela sua contribuição Renato Rousseau, que tinha esse sobre nome em homenagem a filosofo iluminista.

    ResponderExcluir
  21. Hoje temos um cara super bacana chamado Jay vaquer, mas que não tem espaço na mídia e nem um grande empresário, infelizmente.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Olá queridos, hoje, 27 de março, ele estaria com 56 anos... Quanta saudade. Hoje a tristeza não é passageira, hoje fiquei com febre a tarde inteira. Renato era modesto, aprecio isso e também a personalidade incrível dele, apesar de nunca ter ido em uma de suas apresentações, o que eu levo comigo são apenas suas obras e suas genialidades. Força Sempre ��

    ResponderExcluir
  24. Texto muito bem escrito, parabéns ao autor. E sobre Renato, teve influencias das bandas pouco conhecidas no Brasil, ok. Mas suas letras, a forma de escrever era surpreendente mesmo. Na vida pessoal não ponderava suas atitudes e tudo mais, foi consequencia. Lamento a morte dele, fico imaginando quantas coisas legais teria escrito.

    ResponderExcluir
  25. Não acho O RR tão foda assim.
    Desculpe sociedade!

    ResponderExcluir
  26. Renato Russo era agnóstico... fazer citações bíblicas não o faz teísta, pois na maioria das letras eram cheias de críticas, sarcasmos e incredulidade visíveis...

    ResponderExcluir

Mostre seu intelectulismo e faça um comentário: